quinta-feira, 17 de julho de 2008

Telemarketing para quem precisa... Telemarketing para quem precisa de Telemarketing...

Alô, Bom dia senhor! Eu gostaria de estar te oferecendo uma promoção exclusiva para nossos clientes especiais, tudo em apenas vinte quatro prestações sem juros e com direito a um ano sem ligações de telemarketing! Vamos fechar o pedido?É verdade que telemarketing virou uma praga na vida das pessoas. Também é verdade que todo operador adora um gerundismo - "Senhor, eu vou estar fazendo uma superpromoção para o senhor...". E também é verdade que telemarketing que é telemarketing é insistente. E muitas vezes chatos, ligando sempre em horários impróprios (se é que existe boa hora para atender ligação de gente querendo empurrar coisas para você).

Mas vou contra tudo o que é escrito por aí sobre os coitados que trabalham mais de oito horas por dia ligando e ligando para um monte de desconhecidos e ouvindo grosserias dos supostos clientes. Eu não acho que a culpa é do operador de telemarketing. Não. A falta de treinamento dos operadores não é responsabilidade deles mesmos. Claro que não! A empresa é que tem culpa no cartório. Não treina direito, não ensina nada e transforma esses bóias-frias-empresariais em verdadeiros escravos-corporativos com salário baixo e tensão alta. Convido todo mundo a visitar uma área de telemarketing para ver o estresse que existe nessas baias. Qualquer deslize é rua. Não atingiu a meta de telefonemas/vendas do dia? Rua. Ficou dez segundos além dos quinze minutos de descanso? Rua. Não insistiu para o cliente comprar? Rua.

Fora que não há plano de carreira, nem aumentos de salários, nem premiação, nem bônus. Todos, até mesmo os supervisores, são descartáveis.

Então, pessoa que lê aqui, da próxima vez que você atender uma ligação de telemarketing diga apenas “Não, obrigado”, ou conte que o dono da casa não está, ou fale que você mudou para Dubai. Mas não destrate aquele que tem um telefone pendurado na orelha que, assim como você, não tem nada a ver com o abacaxi do produto ofertado. E uma sugestão de quem já trabalhou em varejo que adora um telemarketing-ativo: não compre, JAMAIS, a oferta do vendedor-telefone. Ou você entrará para uma seleta lista de compradores potenciais para toda e qualquer campanha via telemarketing. E ninguém sai dessa lista, principalmente se pedir para ser excluído dela. OK? Estamos conversados?

Aproveite para ver a ótima matéria do Bom Dia Brasil (Globo) que saiu sobre os serviços de telemarketing. Só não precisavam existir os comentários dos apresentadores Alexandre Garcia e Renata-Mexe-Mexe-no-Chanel. Desnecessários. Clique aqui e veja o vídeo.

Um comentário:

Anônimo disse...

tá legal. Muito bom seu texto e suas argumentações. Mas mesmo assim ODEIO TELEMARKETING.