quinta-feira, 15 de maio de 2008

Pra que este Blog? - Primeiro Post

Originais de Poder S/A - Histórias Possíveis do Mundo Corporativo, livro de Beto Ribeiro que conta histórias reais do mundo dos negócios.Bom, é assim... Esta é a primeira vez que escrevo neste Blog. A editora pediu para eu criar um site/blog sobre mim, achou que seria interessante. Meu lado marqueteiro aceitou, mas meu lado "vergonha" não quis. Venceu o marketing. Mais uma vez.

Como tenho que pegar prática nisto, resolvi começar antes do meu livro ser lançado - já falo sobre ele. Afinal, por enquanto, com certeza, ninguém vai entrar aqui.

Em 2007, resolvi escrever um livro que não saia da minha cabeça já fazia 2 anos. Queria contar pra todo mundo as histórias absurdas que ví acontecendo na minha frente durante quinze anos de mundo corporativo. É incrível como o poder, o crachá e um cartão de visitas com um cargo invejável mudam uma pessoa. Alguém já disse: "dê o poder a seu amigo e aí sim você irá conhecê-lo". Pois é... é verdade, infelizmente.

Mas, divago. Voltemos ao livro.

"Poder S/A - Histórias Possíveis do Mundo Corporativo" é o nome do livro. Depois, conto a epopéia do título e mostro algumas capas bacanas feitas pelo meu amigo/parceiro/camarada Henrique Bacana (claro que o "bacana" foi trocadilho pensado com o nome do amigo). Ele, o Bacana, o Henrique, é diretor de arte de muita coisa, óbvio, bacana. Ele participa do Fantástico, da TV Globo, em projetos especiais (Retrato Falado, por exemplo) e faz muitos e muitos comerciais e documentários. Entendeu o porquê de eu ter pedido para ele fazer a capa do livro? Bobo eu não sou mesmo. E ele é meu amigo. "Amigos, amigos. Negócios juntos, sempre".

Para explicar o que o livro conta - e para ninguém achar que ele é tão confuso quanto este meu primeiro post - segue abaixo um release que escrevi:


Poder S/A
Histórias Possíveis do Mundo Corporativo


Beto Ribeiro

Editora Nobel


Você detesta seu chefe?
Trabalha mais de quinze horas por dia?
Odeia o RH da sua empresa?



Então,... Leia Poder S/A – Histórias Possíveis do Mundo Corporativo. Você não vai aprender a lidar com todas as suas frustrações do dia-a-dia do trabalho, mas vai rir delas. Com certeza.

Baseado em fatos reais, o livro traz à tona as conversas de corredores das mais diferentes e importantes empresas brasileiras. Escrito por um ex-executivo de alto escalão, Poder S/A não tem preocupação com o politicamente correto. Nenhum personagem é poupado, nem a vitima, nem o torturador. Do presidente à copeira, do RH à secretária da diretoria, todos os podres e pequenos poderes dos que passeiam felizes pelo mundo corporativo são desmascarados.

As histórias de Poder S/A, claro, são ambientadas num luxuoso edifício da Av. Brigadeiro Faria Lima, no Itaim Bibi, em SP. Impossível escrever um livro sobre o universo corporativo sem lembrar que empresa bacana que é empresa bacana gasta, e bem, na escolha do endereço da sua sede. Quanto mais caro o metro quadrado, melhor. Assim como o nome do prédio também não pode ser pouca coisa. Quanto mais silabas, mais alto o aluguel. E, por que não, misturar todos os idiomas possíveis? Foi com base nesse estudo-pesquisa quase americano que o edifício de “Poder S/A” foi batizado de “SP Centrale Downtown Financial Center”. Apesar de estar a dez quilômetros do centro de São Paulo e ter apenas uma empresa bancária ocupando suas ricas instalações...

Os 20 andares do SP Centrale – apelido carinhoso dado ao prédio pelos seus moradores - são testemunhas dos personagens mais estranhos do universo corporativo que vivem em eterna tensão e competição pelo melhor cargo, salário e bônus anual. Com texto irônico e ácido, “Poder” abre o backstage das diferentes Companhias, Ltdas e S/A, em que é possível perceber e se divertir com a sordidez e a política de boa vizinhança mentirosa imposta na seara empresarial.



Bom, amanhã eu conto mais coisa. Por enquanto pra ninguém. Espero que depois que o livro sair este espaço tenha um bom número de visitantes, né. Além dos amigos e parentes.

5 comentários:

Anônimo disse...

ÊÊÊ, até que enfim.... querido, tenho certeza que o livro já é um sucesso ! e te conhecendo bem, em breve estaremos lendo uma enciclopédia... uhuhuhu...beijos/dé

Anônimo disse...

beto, lança logo esse livro! quero ler.

Conselhesa disse...

Olá!
Veja você, e estávamos justamente falando do seu site ontem... logo em seguida, olha ele aí... rs
Parabéns!
Acompanharei de perto ;)
bjs

Anônimo disse...

...."passando os olhos" em seu Blog, já fiquei curioso pelo conteúdo do livro...
a propósito do Blog, comentários sarcásticos, inteligentes e divertidos....aperitivo para o que virá no livro...

Anônimo disse...

É estou muito curioso para ler este livro...Beto, muito sucesso.