segunda-feira, 28 de julho de 2008

Como ajudar quem realmente precisa?

Dá uma mãozinha aí...Deu no Canal Executivo .com: empresas não ajudam empregados a resolver seus problemas pessoais. Uma consultoria americana realizou uma importante pesquisa no Brasil para ver qual a ajuda que os funcionários brasileiros recebem quando estão passando por alguma crise emocional e/ou financeira. Apenas 22% das empresas dão algum tipo de suporte. Vale os RHs refletirem sobre isso. Não tenho dúvida que colaborador-associado-empregado feliz rende mais e traz mais lucro para o trabalho.

Veja a matéria:


Poucas empresas ajudam empregado a resolver problemas pessoais
25-07-2008


O Programa de Assistência a Empregados (EAP - Employee Assistance Program) é uma prática que ainda não está muito difundida pelo mercado brasileiro. Esta é a conclusão da consultoria Watson Wyatt, que realizou uma pesquisa sobre o tema com 168 empresas nacionais e multinacionais, de diversos segmentos de atuação e variada composição em termos de número de funcionários e de capital de origem.


O EAP é um serviço de apoio ao indivíduo em relação aos seus problemas pessoais, visando minimizar os efeitos destes impactos em suas atividades profissionais e, consequentemente, manter ou melhorar a produtividade da empresa. Trata-se de um benefício adicional ao tradicional plano de saúde.


O estudo verificou que apenas 27% das organizações consultadas oferecem o EAP. Por outro lado, na grande maioria dos casos (76%) o programa é extensivo aos familiares, o que indica que há preocupação na manutenção da harmonia também no ambiente familiar, uma vez que problemas que afetam o cônjuge ou os filhos tendem a ter impacto direto no colaborador e em seu rendimento profissional.


Dentre as que oferecem o serviço, 59% são multinacionais (26% com o capital de origem norte-americana) e a maioria (22%) tem entre 1.001 e 2 mil empregados. Quanto aos eventos atendidos, 91% referem-se à dependência química, distúrbios psicológicos e problemas no trabalho; 84% tratam de problemas familiares e estresses cotidianos e 82% estão relacionados à assessoria financeira.


De modo geral, o EAP é administrado pela própria empresa (60% dos casos) e o primeiro contato do empregado é realizado através do RH ou de call center (47%). Por apresentar um custo relativamente baixo, 90% das companhias assumem totalmente os custos do programa, sem repasse dos mesmos aos colaboradores. Site: http://www.watsonwyatt.com/.

Nenhum comentário: