quarta-feira, 11 de junho de 2008

What Happened?

Capa do livro WHAT HAPPENED? que conta os bastidores da guerra Iraque e EUA. Adoro livro-denúncia-eu-conto-tudo. Poder S/A só não é 100% dessa turma porque eu mudo nomes de empresas e pessoas e dou uma ficcionada em certas partes para aumentar o drama e a piada. Já o livro que acaba de chegar nos Estados Unidos, não. “What Happened” conta tudo sobre os bastidores da guerra América (odeio quem chama os EUA de América) X Iraque. E tem tudo: nomes, fotos, datas e horários marcados com moço da dinastia Bush.

Era uma vez um presidente feio, tadinho, bem feio. Ele tinha um sonho de brincar de tanque de guerra, mas guerra de verdade. Ele queria ser o mocinho e procurava um bandido para brigar. E assim foi, fez pirraça, se jogou no chão, chorou alto. Conseguiu fazer Saddam Hussein pegar o papel de “mau”. E lá foi ele com seu aviãozinho explodir tudo do outro lado do mundo. Chegou até a casa do antagonista, quebrou a estátua do mardito e festejou... E daí veio a velha poesia de Drummond falar ao seu ouvido: “E agora, José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, José?”. E agora, presidente da América (ai, como me irrita falar América. Só me irrita menos que os que dizem “Estados Unidos da América do Norte”)?

Olha a cara de feliz do ex-melhor amigo do Bush.No meio disso tudo, quietinho, quietinho, Scott McClellan, que trabalhava com Bush desde o Texas, foi juntando tudo que era papel que o presidente jogava no lixo para escrever seu livro-bomba sob o título ameaçador de “O que aconteceu”. Nas suas mais de 400 páginas, o autor e ex-amigo presidencial confirma o que todo mundo já sabia, que a guerra não tinha motivos reais de acontecer e que tudo que era relatório de arma química era mentira. Ta ótimo. Legal. Bacana mesmo. Agora, só uma pergunta, ou melhor, três: Por que mesmo que a bonita não contou tudo isso lá atrás? Por que só agora? Quanto mesmo ele está ganhando para lançar esse livro? Sei, claro. Dinheiro não importa. Ele quer é ser honesto com o mundo, precisa melhorar a dor na consciência... e a conta corrente também, né.



De qualquer modo, o livro tem lá sua importância e pode ajudar os Democratas na eleição americana que vem aí. "What Happened" ainda não chegou ao Brasil, mas quem quiser arriscar em inglês, clique aqui para comprar seu exemplar na Amazon.

Um comentário:

Unknown disse...

olha cara. muito bom este blog. se o teu livro for tipo este daqui vai ser muito bom de ler. Não te conheço mas já virei fã e tenho umas histórias do meu trampo que vou mandar para você. Abraço!