quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Yahoo ensina a demitir...

Demitir, ou ser demitido... eis a questão...Pois é, veio ao conhecimento dos seres comuns o "Manual da demissão" do Yahoo. Nele, provavelmente o RH ensina como os executivos do buscador devem agir para mandar alguém embora.

Houve indignação por parte de muitos só porque o passo-a-passo diz basicamente que os que mandam embora devem ser cordiais com os demitidos e dizer o quanto estão chateados com a situação; que não concordam com a demissão, mas não tiveram outra saída etc. Nada contrário ao que todas as empresas façam.

Toda vez, caros românticos, que uma empresa tem que demitir muitos funcionários, os porta-vozes da tristeza são chamados e orientados pelo RH como devem agir. E isso é errado?

Mandar embora nunca é fácil. Ser mandado também não. Mas o demitido pode se colocar na fantasia da vítima, enquanto o chefe fica mesmo com a roupa de carrasco. Um saco. Qualquer um dos dois papéis. Só no chato do Aprendiz que dizer "Você está demitido!" é engraçadinho.

Nos últimos tempos, inclusive, tive algumas discussões acaloradas com amigos/executivos por conta disso. A crise chegou aos trópicos e as demissões já começaram. Daí vem sempre o mesmo discurso: "que absurdo mandar as pessoas embora na época do Natal...". Se a empresa resolve fazer isso em janeiro, a fala é outra: "Que absurdo mandar as pessoas embora logo em seguida ao ano novo... Deviam ter mandado embora em dezembro, assim o coitado não gastava tudo em presente e já começa o ano pra cima...". Vai entender.

Um comentário:

Anônimo disse...

É verdade. Eu já tive que mandar um monte dde gente embora por causa da crise e tem mesmo uma preparação antes pelo RH. Não tem jeito. É ruim pra todo mundo.