sexta-feira, 16 de maio de 2008

O Título do livro

Até chegarmos ao título de "Poder S/A" demorou algum tempo... Apesar de esse ter sido o primeiro nome do livro. Cheguei até a escrever os originais sob esse título, mas nunca tinha apresentado à editora.

Quando terminei o livro, minutos antes de fazer as inúmeras cópias para enviar às editoras, o batismo foi alterado de "Poder S/A" para "Poder&Cia Ltda". Resolvido o nome, cópias enviadas, ansiedade controlada, a batalha pelo melhor título voltou alguns meses depois, quando a Editora Nobel apareceu interessada em publicar a obra.

Conversando com amigos, percebi que o título "Poder&Cia Ltda" não caia no gosto de ninguém. Começamos naquela noite no Spot, restaurante hype de São Paulo, a pensar em diferentes propostas, que foram, uma por uma, negadas por quem realmente entende de títulos de livro: a editora. Até que, numa reunião na Nobel, contei que o título original era "Poder S/A". Fechado. Era esse. Essa saga lembrou outra que tenho diariamente: a roupa que vou vestir. Geralmente, faço umas seis trocas e combinações até voltar à primeira, que era a certa mesmo.

Os cinco títulos que o livro já teve:

O definitivo (até este minuto, claro) - "Poder S/A - Histórias Possíveis do Mundo Corporativo"
1 - Poder&Cia Ltda
2 - Podres Poderes (não, não é homenagem ao Caetano)
3 - Pequenos Poderes
4 - Poder

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do Poder S/A que eh mais direto.

Anônimo disse...

Acho poder sa mais direto pra quem trabalha no corporativo. essas histórias são de verdades? de quais empresas?