O que uma pessoa faria para conseguir um (bom) emprego? Até onde iria? Qual o limite de alguém?
O filme O que você faria? apresenta as três respostas para as perguntas acima. E é incrível até que ponto chega o ser humano. No longa, vários executivos são colocados numa sala de reunião e estão em disputa pelo mesmo cargo. Todos numa espécie de entrevista de emprego às avessas, em que têm que participar de várias provas para ver quem é o melhor para a empresa. E pior: um dos candidatos é impostor, é, na verdade, um funcionário, um “Colaborador” de ninguém mais, ninguém menos, que do RH. Claro, sempre ele.
Esse filme é baseado na peça Método Gronholm, do espanhol Jordi Galcerán, que foi encenada em 2007 em São Paulo pelos ótimos Tais Araújo, Lázaro Ramos, Ângelo Paes Leme e Edmilson Barros. Galcerán escreveu a peça graças ao lixo do aeroporto de Barcelona. Sim, ao lixo. Lá estava o bonito, o escritor e não o lixo, sentado na sala de embarque quando sua curiosidade o fez puxar uma pasta que estava na lixeira. Era simplesmente todos os testes e observações feitas pelos impiedosos executivos de RH de uma grande empresa catalã. Incrível como esse RH é danado e sempre acha que é melhor que todos... Não se dá nem ao trabalho de rasgar suas maldades. É, meus amigos e amigas, a peça é toda baseada em fatos reais e para lá de tristes.
A peça de teatro foi, acabou, adeus. Mas o filme você encontra em DVD, que só está para locação, acho. Não o encontrei em nenhuma loja online.
Beto Ribeiro, escritor, diretor, roteirista e produtor executivo de TV. Autor de Poder S/A e Eu Odeio Meu Chefe. Na TV, tem mais de 40 séries no ar: Série A3 (Amazon Prime Video), Filme B (Canal Brasil); Terra Brasil (Animal Planet/TV Cultura); Força de Elite e Muito Além do Medo (AMC); Prato do Dia (TLC); Investigação Criminal (AXN); Anatomia do Crime (Discovery).
quinta-feira, 29 de maio de 2008
Método Gronholm – A Tortura Chamada RH
Marcadores:
chefe,
cinema,
corporativo,
empresa,
escritório,
livro,
teatro,
trabalho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário