quinta-feira, 29 de maio de 2008

Método Gronholm – A Tortura Chamada RH

Filme O QUE VOCÊ FARIA que mostra o horror das entrevistas de emprego O que uma pessoa faria para conseguir um (bom) emprego? Até onde iria? Qual o limite de alguém?

O filme O que você faria? apresenta as três respostas para as perguntas acima. E é incrível até que ponto chega o ser humano. No longa, vários executivos são colocados numa sala de reunião e estão em disputa pelo mesmo cargo. Todos numa espécie de entrevista de emprego às avessas, em que têm que participar de várias provas para ver quem é o melhor para a empresa. E pior: um dos candidatos é impostor, é, na verdade, um funcionário, um “Colaborador” de ninguém mais, ninguém menos, que do RH. Claro, sempre ele.

Quatro executivos são colocados à prova de tudo na peça Método GronholmEsse filme é baseado na peça Método Gronholm, do espanhol Jordi Galcerán, que foi encenada em 2007 em São Paulo pelos ótimos Tais Araújo, Lázaro Ramos, Ângelo Paes Leme e Edmilson Barros. Galcerán escreveu a peça graças ao lixo do aeroporto de Barcelona. Sim, ao lixo. Lá estava o bonito, o escritor e não o lixo, sentado na sala de embarque quando sua curiosidade o fez puxar uma pasta que estava na lixeira. Era simplesmente todos os testes e observações feitas pelos impiedosos executivos de RH de uma grande empresa catalã. Incrível como esse RH é danado e sempre acha que é melhor que todos... Não se dá nem ao trabalho de rasgar suas maldades. É, meus amigos e amigas, a peça é toda baseada em fatos reais e para lá de tristes.


A peça de teatro foi, acabou, adeus. Mas o filme você encontra em DVD, que só está para locação, acho. Não o encontrei em nenhuma loja online.

Nenhum comentário: