domingo, 24 de janeiro de 2010

Operação de Risco vai começar!

ATENÇÃO!

"Operação de Risco", o primeiro reality policial do Brasil, começa dia 1.o de fevereiro, às 21h45, na REDETV!.

O roteiro é deste humilde escritor aqui.

NÃO PERCAM.

E, em breve, o segundo livro!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

NOVO LIVRO CHEGANDO...

DIA 25 DE MARÇO LANÇO MEU SEGUNDO LIVRO NA LIVRARIA DA CULTURA, DA AVENIDA PAULISTA...

ASSUNTO E TÍTULO SÓ MAIS TARDE EU CONTO.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Não veja este filme, por favor...

Assisti ao filme "Verônica". Por quê? Por que, pergunto? Por que gastaram tempo e dinheiro numa "obra" dessas?

Verônica é uma professora de escola pobre num Rio de Janeiro miserável. Entre seus alunos está um garoto que vai mudar sua vida. Nossa, que coisa forte!!! O menino é filho de traficante do morro que também faz as vezes de informante da polícia. Nossa que forte!!! O traficante e a mãe do menino - lógico - são mortos pelos bandidões. Todos querem um pen drive do morto que contém cenas da polícia recebendo dinheiro dos criminosos. Com quem está esse pen drive??? Com o menino, é claro... Nossa, que coisa forte!!!

E começa o pega-pega. Verônica ajuda o garoto a fugir dos mocinhos e dos bandidos, da polícia e dos traficantes. E aí é uma beleza de roteiro mal feito. As policias são misturadas - a PM é chefe da polícia civil na história; e ninguém entende por que, afinal, a professora corre tanto com o menino e não procura logo proteção da imprensa, da própria polícia, da Onu que seja. Da embaixada americana. O roteiro até traz Marco Ricca como policial falando para a Andrea Beltrão que se ela for à delegacia ou à imprensa vão matar a professora e o aluno. Ou seja, só tem bandido na polícia, na imprensa e em todos os órgãos de proteção à pessoa. Vivemos numa guerra civil, esqueceu?

"Verônica" é um "Central do Brasil" B, com, mais uma vez, uma mulher que não teve filhos ajudando um menino sem família a encontrar seu caminho. No final, há até uma tentativa de mensagem cheia de palavras soltas para formar uma frase de efeito... Ô dó...

Nada contra quem quer escrever ficção livre sem amarras com a realidade. Só sou contra quem quer fazer ficção com ar de sou-demais-e-vou-te-mostrar-o-que-você-não-conhece e escorrega em cada sequência. Um porre. Um porre quem escreve um telefilme achando que está fazendo um "Corra Lola Corra". Nem Andrea Beltrão vale a pena. Ela está ótima, claro, mas só ela está ótima. Melhor assistir à moça na "Grande Família".

Em tempo: a abertura de "Verônica" é boa mesmo. Muito boa. Não merecia estar neste filme tão ruim.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

500 dias com ELA - a VACA!

"500 Dias com Ela" é bom demais. Acabou eleito como "O" filme pelos bacanas - fazendo com que eu não fosse ver logo na estréia. Mas... Tenho que dar o braço a torcer e concordar - pela primeira vez - com a turma mUderna-bacana-sou-demais-e-vou-à-the-edge-e-ao-vegas.

O filme "500 Dias..." tem um bom roteiro, ótima direção de arte, trilha sonora que funciona, direção acertada. Mas o que encanta mesmo é o protagonista. O ator Joseph Gordon-Levitt é quase desprovido de charme, mas acaba ganhando a plateia com seu sorriso e todo mundo torce por ele. A "mocinha" do filme também é muito bem encenada pela atriz Zooey Deschanel. Ela manda tão bem que você quer entrar na tela do cinema e bater na VACA do mal. Ódio que dá dela!

O mocinho é o tal que toda sogra sonha em chamar de genro. Ele é fofo... E acaba nas mãos da ordinária da Summer, que tem aquele discurso "não quero me envolver...", mas não larga o osso e não deixa o gatinho ir embora. Até que, no fim, tudo é explicado e uma mensagem do bem vem bem escrita para o espectador levar para casa. Um saco alguns filmes que vêm recheados de mensagens, mas em "500 dias..." vale a pena. Fofo demais...

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Medo...Medo... E... MEDO!

Pelamordedeus! Que medo que deu assistir ao "Atividade Paranormal". Não aparece nada. Não há qualquer efeito especial. O "monstro" da vez não dá as caras. Mas o ar reality funciona muito bem e qualquer sombra estranha já dá arrepios.

"Atividade Paranormal" tem um QUE de "Brucha de Blair" - aquele filme que inaugurou o gênero realidade+filme de terror. Em "Atividade..." um casal compra uma câmera profissional para gravar suas noites no quarto, que são atormentadas por ruídos estranhos. A cada noite um acontecimento simples, uma porta que range, uma madeira que estala e pronto, lá vai o expectador se contorcer de medo. Sabe aqueles barulhos que a gente não dá atenção depois que apagamos a luz do quarto...? Então... Nunca mais serão os mesmos depois deste filme. O mais assutador é ver os protagonistas dormindo enquanto o sobrenatural chega. Os dois momentos que uma vítima está sem qualquer guarda é quando toma banho e quando dorme. E é esta falta de guarda que faz a gente sofrer ao ver o casal entregue aos seus fantasmas enquanto sonham tranquilos.

"Atividade..." chama atenção não só pela sua quase originalidade , mas também por ter tido um orçamento de apenas 10 mil dólares e já ter uma bilheteria de mais de 150 milhões de dólares em todo o mundo. Quem descobriu o filme e o colocou em circuito comercial foi Spielberg. Graças a Deus e também ao cineasta que não mutilaram a boa idéia do filme. Palmas para Spielberg!!! PLAC-PLAC-PLAC!!!

domingo, 10 de janeiro de 2010

Imprensa

Nestes dias têm saído - graça a Deus! - muita coisa sobre mim em alguns portais e jornais. Com isto, alguns e-mails chegam de pessoas querendo saber mais, oferecendo trabalho e tal. Vamos, então, ao fatos:

PODER S.A.

1) Sim, PODER S.A. vai virar série de TV - já falei isso até na Gabi. A produtora responsável é a Medialand, da minha-irmã-de-fé-minha-irmã-camarada Carla Albuquerque.

2) Não, eu não posso falar em qual emissora vai passar. Já está acertado, mas é segredo. E não, não é na REDETV!.

3) Atrizes e atores: teremos espaços para novos talentos, é claro. Mas ainda não adianta mandar material para mim. Na hora certa vamos fazer um "chamado" e, aí, todo mundo participa dos testes.


OPERAÇÃO DE RISCO / OPERAÇÃO POLICIAL


1) Sim, estou fazendo o roteiro do primeiro reality de polícia brasileiro, o "Operação Policial" ou "Operação de Risco".

2) O programa vai passar na REDETV! com o nome "Operação de Risco", mas não é produção da REDETV!. A criação/produção/direção geral é da Carla Albuquerque, da Medialand. Esta é uma produção independente.

3) Não, este projeto não é chapa branca, não é bancado pelo governo, não é partidário.

4) Sim, o apresentador é o Alexandre Zakir, delegado, policial civil, que está hoje na Corregedoria.

5) Espere a estréia do programa antes de criticar. O projeto é incrível, ficou realmente muito bom. E novos desdobramentos estão chegando...

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Operação de Risco / Operação Policial

Confira abaixo o programa que estou roteirizando. São 20 episódios que vão passar na REDETV! (Operação de Risco) e na TruTV (Operação Policial). O programa é licensiado pela Medialand, produtora de Carla Albuquerque. Em breve, mais novidades!!!