quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Nazismo em 2009...?

Filme alemão A ONDASim. Nazismo em 2009. É esse o alerta do filme "A Onda". Medo.

O longa alemão traz a história de um professor de "Autocracia" e sua turma de lindas e lindos jovens alemães. A discussão central da aula é: "Seria possível, em pleno século XXI, o nascimento de um novo ditador?". E completando a pergunta: "Na Alemanha?". A revolta inicial dos alunos que gritam NÃO é inteiramente apagada pelo teste que o professor resolve colocar na sala. Em apenas uma semana, um novo regime batizado de "A Onda" toma conta de todos. Um verdadeiro regime fascista nasce e invade a escola. E, claro, que o pior acontece... A história é baseada em fatos reais, o que faz do filme um verdadeiro alerta.

As discussões dos jovens é muito interessante. Ainda mais que eles fazem parte da Alemanha e, até hoje, sofrem as consequências de seus antepassados terem dado poder a Hitler. Um misto de vergonha, cansaço e baixa auto-estima permeiam todos os alemães do longa. Interessante.


Um comentário:

Stella disse...

Ai que blog bom! Cheguei aqui através de sua entrevista no M&M... Passeei pelas postagens antigas, e gostei muito! Bacana :)