quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Vá ao cinema e aprenda a trabalhar em TV

Vai uma pipoquinha aí?O longa brasileiro Romance, que estreou semana passada, é M-A-R-A, como diria o Nadir do ótimo “Toma Lá, Dá Cá!”. Extremamente bem-feito, bem-escrito, bem-dirigido, bem-atuado, o filme é feito bem para aqueles que adoram o universo da televisão e gostam de histórias de bastidores.

Corajosos, Jorge Furtado e Guel Arraes, os idealizadores do projeto, fizeram um roteiro que não poupa aquela que lhes garantem o pão do dia-a-dia, a TV Globo. Muito fácil descobrir quem é quem no filme, ou quem serviu de modelo para a composição dos personagens. É claro alí na telona o acerto de contas entre eles – o roteirista e o diretor de TV – e, parafraseando Lost (outro atual ícone da TV), “os outros”, os verdadeiros donos dos programas da Vênus Platinada: os diretores gerais, de núcleo, artísticos. O humor não pesa na mão, a acidez está na medida certa. Por isso, talvez, não tenha criado muita saia justa pelos corredores e ruas das cidades cenográficas do Projac.

O filme brinca com o telespectador, ops, com o espectador do cinema, quando destrincha a velha fórmula do triângulo amoroso criada na fábula Tristão e Isolda, no século XII. Mostra o quanto, até hoje, todos os enredos de teatro, cinema e novelas das 8 seguem à risca o enredo do casal de apaixonados que não pode viver seu grande amor... ô, dó...

Romance É uma aula de roteiro, de direção e, viva-lembraram-de-nós, produção (já fui produtor de TV). Quem gosta de ver o que acontece por trás das câmeras tem que ver. Quem faz faculdade de Cinema, Radio e TV também. E quem gosta de um bom filme, esse sim tem que correr para o cinema. Agora.

Muitas e muitas palmas para todos do Romance: Plac-Plac-Plac!!! Mais uma vez: Plac-Plac-Plac!!! De novo!!! CHEGA.


Veja o trailer abaixo:



Nenhum comentário: