sexta-feira, 5 de junho de 2009

Wilson Simonal - precisa falar mais alguma coisa?

Wilson SimonalNão perca. Não perca. Mais uma vez: não perca. Não perca o documentário "Simonal - Ninguém sabe o duro que dei".

Em quase uma hora e meia vemos a história de um dos maiores cantores-interpretes-apresentadores que o Brasil já teve. E que o Brasil matou, enterrou e apagou o endereço da sepultura na década de 1970.

Não conhecia muito de Wilson Simonal - só sabia que ele era pai do Simoninha. E também tinha alguma lembrança das conversas de família - mãe conversando com tia, com avó, pai e tio lembrando algumas músicas. O que me deixou ainda mais chocado. Sou bem informado, curioso. Como não sabia o tamanho do Simonal? Só mesmo um trabalho muito bem feito para apagar a história do cantor para conseguir fazer dele um ninguém. Um nada. Ficar mais de 30 anos no esquecimento. Mesmo depois de fazer milhares e milhões de pessoas cantarem o Limão, meu limoeiro, meu pé de jacarandá...

O que aconteceu? Explico. Wilson Simonal era um negão bem do simpático que cantava bem Wilson Simonal e Elis Reginademais, fazia um show bem demais, e ganhava bem demais... E dava inveja demais nos outros não tão carismáticos assim... Fez besteira no ápice do sucesso, mandou bater no contador que jurava que o estava roubando. Deve ter pego três caras quaisquer para dar uma "lição" no coitado do funcionário. Escolheu errado, eram três policiais do Dops - a policia da ditadura.

E aí, foi tudo por água abaixo... Foi processado pelo contador, e perdeu. Simonal disse para a imprensa que era "amigo dos caras do governo". Foi acusado de dedo duro pelos esquerdistas e daí... Ficou sem ajuda. Nem da esquerda, nem da direita. Acabou sem amigos, sem ninguém. Não conseguia fazer show, seus discos foram tirados de catálogos e ele acabou jogado no "lixo do mundo" pelo antológico Pasquim - o único respiro da imprensa de esquerda. Décadas e décadas se passaram até a chegada desse documentário. Só assim pra resgatar um pouco do que o negão-simpático-e-bom-pra-cacete merecia.

Ficaram algumas perguntas: como Wilson Simonal conseguiu sobreviver (pagar contas) durante 30 anos? Onde estavam os amigos? Onde estava o irmão de fé Pelé? Elis Regina, a poderosa, onde se escondeu para não ajudar o amigo?
Sai do cinema e corri para uma loja de CDs. Havia apenas um CD. Apenas um à venda! Senhores varejistas, se liguem que o homem tá voltando com tudo. Coloquem seus CDs na vitrine. De onde nunca deveriam ter saído.

Veja o vídeo de Wilson Simonal:




Um comentário:

Anônimo disse...

CD OS AMIGOS DO PALCO? ESSE MUNDO DAS CELEBRIDADES É ASSIM MESMO. HOJE TE AMO, AMANHÃ NEM TANTO.
MUITO BOA SUA CRITICA DO FILME.